Invicto no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro enfrenta o Boa às 20h desta quinta-feira, no Estádio Dilzon Melo, pela quarta rodada da competição. Com sete pontos (duas vitórias e um empate), o time celeste precisa ganhar fora de casa para pelo menos recuperar a vice-liderança. O América, primeiro colocado, chegou a 10 pontos e nove gols de saldo ao bater o Tombense de virada, por 2 a 1, no Estádio Almeidão, em Tombos. Já o Atlético pulou para o segundo lugar graças à goleada sobre URT por 4 a 0, no Independência.
Desde 2011, quando o adversário deixou Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e se estabeleceu em Varginha, no Sul do estado, o Cruzeiro obteve 100% de aproveitamento nos confrontos. Foram oito vitórias azuis, com 21 gols marcados e cinco sofridos. Contra o antigo Ituiutaba, o time contabilizou sete triunfos, dois empates e apenas uma derrota.
O técnico Mano Menezes não se apega somente às estatísticas e sabe que o Boa vem embalado por ter vencido o Tupynambás na rodada anterior por 5 a 0, em Juiz de Fora. “Não dá para esperar facilidade lá”, afirmou. Segundo o comandante, o objetivo é seguir ganhando no começo do campeonato para conseguir a vaga nas quartas de final com antecedência. “O quanto antes chegarmos à classificação, melhor será para administrar lá na frente situações mais favoráveis.”
Mano não mostrou à imprensa o time do Cruzeiro para esta noite. O último treino, ontem, na Toca da Raposa II, foi fechado à imprensa. Contudo, pelas palavras do treinador após o empate por 1 a 1 com o Atlético, há espaço para formação mista. Dar sequência aos titulares só seria possível em fevereiro, quando não haverá partidas pelo Estadual no meio da semana. “Logo na frente vamos ter quatro ou cinco semanas cheias, sem jogo no meio. Poderemos, quem sabe, rodar um pouquinho menos para tentar tirar o melhor dos jogos neste momento e ganhar condicionamento paralelo”.
Quem necessita de ritmo é o armador Thiago Neves, desfalque nas vitórias sobre Guarani (3 a 1, em Divinópolis) e Patrocinense (1 a 0, no Mineirão) por causa de estiramento muscular na panturrilha direita. Ele voltou no clássico contra o Atlético e teve boa atuação. Sua melhor chance foi em finalização de cabeça, aos 26min do primeiro tempo, após cruzamento de Edilson. O goleiro Victor se esticou para defender. “Ele (Mano) não falou quem vai jogar. Para mim, seria importante para dar ritmo de jogo. Mas a comissão está vendo o melhor para todo mundo, vamos ver o que vão armar”, disse o camisa 10.
Ausências
Para enfrentar o Boa, o Cruzeiro não contará com o zagueiro Dedé, expulso no clássico de domingo. O substituto será Murilo. O time também não deverá ter o meia Rafinha e o atacante Raniel, que realizaram atividade interna na véspera do jogo. Vale lembrar que o atacante David sofreu edema na coxa esquerda e segue sem previsão para retornar aos gramados. Como de praxe, o Mano Menezes só divulgará a escalação uma hora antes de a bola rolar.
BOA X CRUZEIRO
BOA
Renan Rocha; Chiquinho Alagoano, Victor, Fernando Fonseca e Tsunami; César Sampaio, Edenilson Bergonsi, Kaio Cristian e Gindré; Gustavo Henrique e Jayme
Técnico: Tuca Guimarães
CRUZEIRO
Fábio; Edilson (Orejuela), Leo, Murilo e Egídio; Henrique (Lucas Romero) e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Jadson (Renato Kayzer); Sassá
Técnico: Mano Menezes
Motivo: quarta rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Dilzon Melo, em Varginha-MG
Data: quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
Horário: 20h
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Marcyano da Silva Vicente e Fabiano Jesus da Silva
Superesportes