A Vale forneceu no fim da manhã desta sexta-feira, 8, informação oficial sobre a barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG).
A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a evacuação da área à jusante da barragem, depois de ser informada pela Vale que a empresa estaria dando início ao nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).
Em nota, a Vale ressalta que “a decisão é preventiva e aconteceu após a empresa de consultoria Walm negar a Declaração de Condição de Estabilidade à estrutura”.
A ação teve início na madrugada de hoje (8/2) e vai abranger cerca de 500 pessoas nas comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas situadas na cidade de Barão de Cocais, distante 100 km de Belo Horizonte.
Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura.
A empresa afirma ainda que está trazendo consultores internacionais para fazer nova avaliação da situação no próximo domingo (10/2).
Informa também que possíveis doações de produtos de quaisquer natureza, destinados às pessoas retiradas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, NÃO SE FAZEM necessárias no momento.
E reforça, caso tal medida seja necessária, a empresa, juntamente da prefeitura de Barão de Cocais, farão esse pedido.
Segundo a prefeitura municipal, os moradores do Socorro já estão sendo realocados do ginásio poliesportivo para hotéis da cidade.