Foi confirmada pela Saúde de Uberlândia a primeira morte por dengue na cidade neste ano de 2019, que é também a primeira do estado de Minas Gerais. A vítima é uma mulher de 40 anos. A morte foi no início de fevereiro, quando ela passou por atendimento e exames na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Bairro Roosevelt, zona norte.

A informação ratificada pelo assessor técnico da rede de urgência e emergência Clauber Lourenço vem reforçar a situação de alerta vermelho em que o município está em relação ao mosquito Aedes Aegypti. Segundo boletim epidemiológico recente há mais de três mil casos suspeitos de dengue notificados.

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), de janeiro, indicou 5,2% de infestação, dos 12.582 imóveis vistoriados. Ao todo, 95% dos focos de reprodução do agente transmissor dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela estão nos quintais das residências.

Neste ano, além da mulher que acabou morrendo, outros três casos estavam em análise. Um foi confirmado, outro descartado e o terceiro aguardando o laudo.

Os dados divulgados em boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam que apenas nos dois primeiros meses de 2019 Uberlândia já tem mais casos do que 2018 inteiro.

Esta semana a Prefeitura de Uberlândia confirmou que já foi autorizada a compra de dez termonebulizadores, o fumacê que percorre os bairros aplicando adulticida, para combater o mosquito na fase adulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *