A equipe de zoonoses de Uberlândia estima que em 2017, já foram notificados cerca de 70 casos de dengue, nem todos confirmados. Não existem números exatos e ainda que a cidade esteja em estado de alerta em relação ao aedes aegypti, o combate é dificultado pela falta de dados consistentes.
De acordo com a Coordenação de Combate a Dengue, o número de agentes caiu para 130, o ideal é 280. Um processo seletivo foi realizado em 2016, mais de 100 pessoas foram aprovadas no concurso para agente de zoonoses. A prefeitura de Uberlândia informou que é possível contratar 50 agentes nos próximos meses para amenizar os surtos.
O fumacê só pode ser acionado caso a cidade esteja em epidemia, para saber se a cidade está em surto é preciso realizar levantamentos exatos. A verificação do aedes aegypti de janeiro foi cancelado e a prefeitura deve normalizar obtenção de números até março.
Até que a pesquisa seja realizada, a Prefeitura e a Zoonoses pedem a colaboração da população para verificar os quintais pelo menos uma vez por semana.
Repórter no local: Vinicius Lemos