O Pólen – Núcleo de Adequação, Acessibilidade e Pesquisa para a Diferença Humana, efetiva ações de acessibilidade, e atendimentos específicos para pessoas com deficiências, envolvendo alunos professores e comunidade.

Oferece cursos de extensão em Libras – Língua Brasileira de Sinais, e todos atendimentos necessários a comunidade acadêmica. Orienta os gestores e professores sobre as necessidades de cada aluno, promove acessibilidade arquitetônica e de mobiliário para pessoas com deficiências motoras ou com mobilidade reduzida, intérpretes de Libras para alunos surdos, ledores para alunos cegos ou com baixa visão, e monitores para alunos com deficiência intelectual ou dificuldades de aprendizagem.

Para se inscrever o aluno poderá solicitar os atendimentos que tem direito na Copeve, que fica no primeiro piso do bloco E, e solicitar um horário para a realização do vestibular. A partir do momento em que está aprovado ele poderá se dirigir diretamente ao Polén, ou solicitar ao gestor que o encaminhe. Os alunos deverão apresentar laudos comprovando suas limitações, para terem seu direito garantido.

Além das atividades no campus, a equipe do Pólen atua também em eventos, como nas cerimônias de colação de grau oficial, com intérpretes de libras. “Todos os alunos são acolhidos no núcleo, passam por cursos de motivação
e organização da vida acadêmica diária, e são atendidos nas especificidades de suas limitações. Eles, em sua maioria, realizam as avaliações no núcleo com um espaço mais tranquilo e tempo adicional”, comenta a coordenadora do Polén, professora Alessandra da Silva.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *