Estava eu e Lucas, meu filho de 3 anos, no meu quarto, esperando a hora de levá-lo para escola, quando percebo que ele está com meu japamala em suas mãos. E eu disse a ele que aquilo, que parecia um colar, era um japamala e que servia para ajudar nas práticas de meditação e repetição de mantras. Que ele nos ajudava a orar por alguém e que para cada bolinha daquele “colar”, a gente repetia uma oração. Então, ele se lembrou do primo que mora em São Paulo e imediatamente começou: “Eu gosto muito do Enrico, eu gosto muito do Enrico, eu gosto muito do Enrico, eu gosto muito do Enrico…” Aquela foi o mantra/oração que ele improvisou para o primo que mora distante, de quem sente muita saudade. Não aguentei de tanto amor e quase esmaguei Lucas com meu abraço.
Eu conheci a recitação de mantras na prática de yoga. No início achava meio esquisito ficar repetindo a mesma palavra ou frase várias vezes, mas conforme fui exercitando, percebi que eu me sentia mais em paz depois de fazê-lo. A palavra mantra vem do sânscrito, “man”; que significa “mente”; ou “pensamento” e “tra” significa “proteger”, “socorrer”. Assim, mantra quer dizer: proteger nossas mentes de maus pensamentos. Me conta, quem não quer ser
protegido dos seus próprios maus pensamentos?!
Aprendi recentemente um mantra de autocura, reconciliação e perdão havaiano muito simples e bonito, chamado Ho’oponopono. Ela consiste em repetir mentalmente ou em voz alta as seguintes frases: Sinto muito/ Me perdoe/ Te amo/ Sou grato.
Na língua havaiana, Ho’o significa ‘causa’ e ponopono significa ‘corrigir’, ‘colocar em ordem perfeita’. Não se trata de um ritual religioso, mas uma prática em que você se propõe a perdoar, se perdoar, se desapegar de mágoas e ressentimentos para seguir sua vida com mais leveza e felicidade. Ao recitar Ho’oponopono, você está se auto responsabilizando por tudo que incomoda em sua vida e começa a ver que está em suas mãos fazer diferente.
Pense em situações, pessoas, eventos que lhe causaram descontentamento e recite Ho’oponopono para eles. Quantas vezes? Quantas quiser, uma, duas, talvez 108 vezes, que é a quantidade de contas de um japamala. Ao praticar esse mantra você assume a responsabilidade pelos conflitos e situações negativas que acontecem em sua vida. A paz só pode começar dentro de você. Experimenta e depois me conta!