Na terceira reportagem da Série “Dengue: Alerta Vermelho”, vamos conhecer as iniciativas para combater o mosquito Aedes Aegypti.
Mais de 81 mil casos de dengue já foram registrados no estado de Minas Gerais, segundo o boletim epidemiológico divulgado no dia 1º de abril. Sete mortes foram confirmadas e outras 29 estão em investigação. Só em Uberlândia, a secretaria de saúde confirma 2.677 casos prováveis da doença e duas mortes. E os números não param de subir. Para controlar a epidemia é preciso unir forças.
De mãos dadas que o estado e o município está fazendo esse trabalho de muita importância que é de intensificar as ações nesse momento de preocupação. Mas é preciso também a conscientização da população. Para a Gerência Regional de Saúde (GRS) é preciso o morador se sensibilizar e ajudar o poder público municipal, estadual e federal.
Para colaborar no combate, o prefeito de Uberlândia está convocando até os estudantes universitários. “Faço um apelo ao reitor, à UFU, para nos ajudar nos PSFs. É hora de todo mundo dar a sua contribuição.”
Até a vereadora Dra Jussara usa recursos próprios e faz uma campanha de conscientização. A Câmara Municipal pretende fazer um dia “D” de combate a dengue no município. O vereador Baiano acredita que tomando atitudes firmes é possível combater o lixo e a dengue e ter educação ambiental.
Com informações de Everton Fernandes