Uma exposição fotográfica que acontece até o dia 30 de abril na Oficina Cultural de Uberlândia visa dar mais importância e relevância para a história da arquitetura dos principais prédios e construções da cidade. O responsável pela mostra é o arquiteto e fotógrafo Israel Golino.

Em conversa com o repórter Lourival Santos, Golino explicou que o projeto, denominado “A identidade e a cidade”, foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic) e tem como grande objetivo discutir a identidade da cidade de Uberlândia. Desta forma, fotografou 24 prédios e construções de destaque na cidade, como o Estádio Parque do Sabiá, o Mercado Municipal, o coreto da Praça Clarimundo Carneiro, a biblioteca da Universidade de Uberlândia (UFU), entre outros.

Golino afirmou que alguns dos prédios e construções da cidade foram planejados por renomados arquitetos internacionais.

“Muitas vezes a gente esquece que muitos desses edifícios são de renomados arquitetos internacionais. Tá aqui com a gente, é nosso, é da cidade de Uberlândia. E quando a gente pensa em Uberlândia, muitas vezes a gente não pensa que Uberlândia tem essa identidade tão forte na arquitetura”, disse o arquiteto e fotógrafo.

O artista também disse que antigamente, abriam-se concursos para o planejamento desses prédios históricos e cita o exemplo da rodoviária do município.

“Chamavam grandes arquitetos, faziam concursos, e você ter uma obra dessa, com essa qualidade, com essa estética, até hoje é uma rodoviária muito bem planejada, muito atual, ela funciona muito bem. E é o cartão de visitas da cidade, quem vem de ônibus, chega num ambiente desse, é diferente”, disse.

A exposição fotográfica fica em cartaz até o dia 30 de abril na Oficina Cultural, que fica na Praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro, das 12 às 17h30.

Informações: Lourival Santos