Imagem: Paulo Henrique Soares/TV Vitoriosa

A Polícia Civil de Uberlândia, por meio da 16ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), realizaram uma blitz educativa no Bairro Jardim Patrícia na manhã desta quarta-feira, 29. O objetivo era reforçar a campanha do Maio Amarela, mês de prevenção contra acidentes de trânsito.

A ação ocorreu em frente à sede da Delegacia de Trânsito e Acidentes, localizada na Rua Gabriela Junqueira Freitas. Motoristas e motociclistas eram parados por agentes da Settran e policiais civis e recebiam informativos com orientações a respeito de segurança no trânsito. O delegado Hélder Carneiro reforçou a importância da campanha, especialmente em um país que possui altas taxas de mortes causadas por acidentes.

“Todos os dias, morrem mais de 100 pessoas por dia em acidentes de trânsito no Brasil, e são quase 40 mil mortes por ano. Tem guerras que não morre tanta gente igual morre no trânsito do Brasil. Então, esse é o objetivo em conjunto com o Settran: conscientizar o condutor”, disse.

Quem também participou da iniciativa foi o Observatório Nacional de Segurança Viária, organização especializada em coletar dados para desenvolver medidas que possam contribuir para uma melhor segurança no trânsito. E em Uberlândia, a maior preocupação é com o excesso de velocidade, segundo o gestor de trânsito Silvio Luiz.

“Muitas pessoas acham hoje que a condução do veículo usando celular seria a infração mais gravíssima e que causa mais acidentes. Mas na verdade, (é) o excesso de velocidade. Hoje pegamos dados em Uberlândia que a Avenida Rondon Pacheco é a avenida que tem mais acidentes”, afirmou.

E a iniciativa foi bem vista por quem foi parado pelos agentes durante a blitz. “A iniciativa é excelente, por que o trânsito hoje mata mais que a maioria das doenças. Então, a gente tem que ter cuidado mesmo e quem tá no trânsito, tem que pensar que a vida do outro vale muito, e a sua própria também”, disse um motociclista.

Você confere a reportagem completa da blitz educativa no programa Chumbo Grosso desta quinta-feira, 30, às sete da manhã.

Informações: Rodrigo Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *