Esta semana foi realizada em Araguari a 5ª edição do Peixamento do Rio Paranaíba. O evento foi realizado pela Secretaria de Educação, pelo Programa de Educação Ambiental Gira Sol e em parceria com a Prefeitura de Cumari, e contou com a colaboração do 2º Pelotão de Polícia de Meio Ambiente, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, do Ministério Público de Minas Gerais e da MGO Rodovias.

Criado em 2015, o Projeto tem o objetivo de repovoar o rio para manter o ecossistema equilibrado e ensinar as novas gerações como cuidar e preservar a natureza e os mananciais. A cada ano milhares de peixes são soltos no Rio Paranaíba e esse ano 30 mil peixes foram lançados no Rio por alunos do C.E.M Hermenegildo Marques Veloso.

O Peixamento pretende garantir o desenvolvimento sustentável da pesca, a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas e a sobrevivência dos pescadores. Além disso, o projeto de repovoamento do Rio Paranaíba também visa a conservar as espécies e manter o equilíbrio da fauna aquática existente ao longo do rio.

O idealizador do projeto, Otaviano, falou da consciência de usar os frutos que o rio oferece. “Sou comerciante e vivo do rio. O que ele produz é que gera o meu sustento e da minha família, por isso idealizei esse projeto, para cuidar do rio e sempre ter como cuidar do que o rio nos proporciona. Espero que o Projeto cresça e que mais pessoas possam cuidar do rio e das espécies nativas”, declarou Otaviano que é proprietário de um restaurante a beira do rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *