Vagas incluem atuação em sala de aula, educação especial e infantil

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira (8) a contratação de 405 profissionais de apoio para atuarem em sala de aula, na educação especial e na educação infantil (0 a 3 anos). Trata-se do cumprimento da Lei Municipal nº 661, de 8 de abril de 2019, que, dentre outras atribuições, criou o cargo ‘Profissional de Apoio’.

No início da tarde, o primeiro grupo de 20 aprovados no processo seletivo, realizado em 7 de dezembro do ano passado, recebeu orientações sobre o cargo. Os presentes foram convocados a participar da atualização profissional como prerrogativa para a atuação. Na oportunidade, foram apresentadas as diretrizes das vagas, bem como encaminhamento para curso de capacitação que será realizado nos dias 29 e 30 de julho, quando iniciam as atividades.

“Procuramos sempre ferramentas para auxiliar cada vez mais nossos estudantes. Essa contratação é uma forma de valorizarmos, sobretudo, o aluno que precisa de atenção educacional especializada, visto que, tanto os professores de apoio quantos os cuidadores, estarão atuando especificamente com essa finalidade”, explanou a Secretária Municipal de Educação, Tania Toledo.

A expectativa é que, somente nesta semana, 147 profissionais recebam o encaminhamento. Os contratos têm término no dia 20 de dezembro (quando será encerrado o ano letivo), com possibilidade de prorrogação.

Curso de aperfeiçoamento

Até o dia 12 de julho, as funções de professor de apoio e cuidador estavam sendo realizadas por meio de extensões de cargos. Com o término do contrato temporário, os novos servidores passam a assumir os postos.

Nos dias 29 e 30, os novos contratados participarão de uma breve capacitação que ocorrerá nos períodos da manhã e tarde no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). A partir do dia 31, os profissionais de apoio começarão a atuar nas escolas.

Nessa formação, será mostrada a forma como os novos profissionais deverão conduzir sua atuação junto aos alunos. “Eles vão aprender a melhor forma de auxiliar as pessoas com deficiência, na locomoção e alimentação. A capacitação também forcará em atividades escolares necessárias para aprimorar o aprendizado de alunos que possuem dificuldade de acompanhamento”, explicou a diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria Municipal de Educação, Marilda de Fátima Duarte Varison.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *