Nos seis primeiros meses de 2019 foram recolhidos em Uberlândia 144.171 pneus, como uma das formas de combate ao mosquito Aedes Aegypti. De acordo com a Prefeitura Municipal são 588 borracharias cadastradas e o recolhimento permite a destinação correta dos materiais.
O pneu é um dos principais criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Em 2018, foram recolhidos 255.137 itens, enquanto em 2017 foram 252.591.
A coleta é realizada diariamente por cinco caminhões do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que cumprem cinco rotas para atender todo o município. No entanto, o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, José Humberto Arruda, destaca que a população precisa ser parceira para manter a efetividade do serviço.
“Nosso problema maior é o pneu que está no quintal da residência. O tempo que esse resíduo permanece nos quintais é suficiente para dar foco do mosquito. Colocar o pneu na rua também não é o ideal, pois ele pode acabar em outro destino que não é o correto. Para solicitar o serviço, basta que o morador telefone para o Centro de Controle de Zoonoses, que recolhemos esse pneu”, orientou.
Destinação correta
Os pneus coletados são descartados em EcoPontos específicos. A Reciclanip – órgão da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) – recebe esses pneus e leva para destruição final. O cadastramento das borracharias e as solicitações de recolhimento podem ser feitos pelo telefone do CCZ: 3213-1470.