A Polícia Militar (PM) de Uberlândia realizou na manhã desta segunda-feira, 22, a reintegração de posse da Fazenda Sobradinho, região mais conhecida como Congonhal. A propriedade está situada no km 60 da rodovia BR-050, na zona rural de Uberlândia.
O imóvel que está sendo reintegrado tem uma área aproximada de 13 alqueires. Consta nos autos do processo que a fazenda foi invadida por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem- Terra (MTST) no ano de 2013. Uma série de transações comerciais foi feita logo após a invasão e somente agora houve demanda judicial, culminando no mandado de reintegração de posse.
A fazenda foi subdividida em 137 chácaras, sendo que a maioria não tem construção.
O mandado judicial determina que as propriedades sejam reintegradas ao proprietário, de nome Hamilton, e que não ocorra nenhuma destruição das benfeitorias existentes, podendo os atuais posseiros, negociarem a aquisição definitiva das chácaras com o dono.
A operação da polícia tem como prioridade a saída pacífica dos ocupantes. Para isso, foram realizadas várias reuniões com as partes envolvidas, buscando atingir o objetivo proposto.
Os trabalhos foram iniciados às 6h e encerrados às 9h50.
Órgãos envolvidos: 32 BPM, BM; 9 Cia PM Mamb; 9 Cia PM RV; PRF; GRS; 9 Cia Ind PM PE; COPOM; Vara da Infância e Adolescência; OAB; MGO; Cemig apoiando a tropa do 32 BPM.