A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou nesta manhã em boletim epidemiológico 10 casos de sarampo em pessoas residentes em Uberlândia. Estes casos foram confirmados pelo critério clínico-epidemiológico, isto é, apresentaram sinais e sintomas característicos da doença e têm esta história de contato direto com o caso de sarampo confirmado. 

Devido ao surgimento destes casos, o que não acontecia há quase 20 anos na cidade, a aplicação de doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, tem sido intensificada em Uberlândia, com horário especial em quatro Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) durante os sábados do mês de setembro (das 8h às 13h).

A princípio, a tríplice viral é voltada para pessoas com até 49 anos e é uma das vacinas fornecidas gratuitamente nos postos de imunização de todo o país. Em Uberlândia, são 74 salas de vacina (confira abaixo os horários de atendimento).

Crianças de 6 a 11 meses podem receber uma dose; de 1 a 29 anos devem ter duas doses; as pessoas acima de 29 anos até os 49 anos devem ter uma dose da tríplice viral. Contudo, o aparecimento de casos de sarampo em todo o país, incluindo Uberlândia (que não tinha registro da doença há quase duas décadas), fez com que o Ministério da Saúde recomendasse a vacinação para todos aqueles que ainda não estão em dia com a dose.

Confira os horários de funcionamento das salas de vacinação do município: 

Nos sábados deste mês (dias 7, 14, 21 e 28), salas de vacinas das Uais Planalto, Tibery, Pampulha e Martins funcionam das 8h às 13h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *