Um capítulo inédito na história do esporte. Nesta segunda-feira (7), a Confederação Brasileira de Beach Soccer apresentou a primeira Seleção Brasileira Feminina da modalidade. As dez jogadoras convocadas e a comissão técnica foram anunciadas ao público e à imprensa em um evento no Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O primeiro compromisso da equipe já tem data marcada, as atletas se preparam para a disputa do Jogos Mundiais de Praia, em Doha, no Catar, a competição começa no dia 11 de outubro.
A Seleção Feminina de Beach Soccer treinou em Copacabana entre os dias 3 e 6 de outubro. Nesta segunda, após a apresentação oficial, já seguiu direito para o Qatar, onde serão realizados os Jogos Mundiais de Praia. Emocionado durante o evento, o Diretor de Futebol Feminino da Confederação de Beach Soccer do Brasil, Marcelo Mendes, declarou que é a realização de um sonho,
– Há muitos anos esperávamos isso, agora com o apoio da CBF, que recebeu a ideia super bem, temos que trabalhar. As meninas fazem o papel delas, bons jogos, bons campeonatos. A expectativa é a melhor possível e a nossa ideia é que o esporte cresça cada vez mais – afirma.
Responsável pela primeira convocação da Seleção Feminina de Beach Soccer e por comandar a equipe nos Jogos Mundiais, o técnico Fabrício Santos destaca o momento histórico para o país.
– O primeiro jogo será contra Cabo Verde, depois México, Espanha. É um grupo difícil, pois são equipes que já estão competindo na modalidade há um tempo. Mas nos preparamos, por isso a confiança é máxima. Sabemos da dificuldade, mas faz parte – destaca.
Aos 36 anos, com muita experiência no currículo, a capitã Jasna também comentou sobre a emoção de representar a primeira Seleção Brasileira Feminina de Beach Soccer. A bagagem da atleta conta com o título do o Sul-Americano de 2001 com a Seleção Sub-19 de campo, o 4º lugar na Copa do Mundo Feminina 2001 também no campo, e o título do Campeonato Brasileiro de Beach Soccer, em 2017, pelo Vasco. Atualmente, ela defende o Flamengo/Geração-RJ.
– É um misto de sentimentos, felicidade, honra, responsabilidade. A expectativa é grande, tivemos pouco tempo de trabalho, mas as meninas já se conhecem e o grupo está muito unido, é uma equipe leve. Estamos preparadas para fazer um ótimo campeonato – afirmou a capitã.
Os Jogos Mundiais de Praia serão em Doha, no Catar, entre os dias 11 a 16 de outubro. O Brasil enfrenta o Cabo Verde na primeira rodada, que será na sexta-feira (11), às 12h (Horário de Brasília).
Convocadas:
Goleiras
Lelê Lopes – Rio Branco-ES
Natalie – Flamengo/Geração-RJ
Defensoras
Bárbara Colodetti – Rio Branco-ES
Dani Barboza – Flamengo/Geração-RJ
Jasna – Flamengo/Geração-RJ
Noele – Rio Branco-ES
Atacantes
Lelê Villar – Rio Branco-ES
Lorena – Boavista-RJ
Nayara – União Desportiva Alagoana-AL
Comissão técnica
Fabrício Santos – Técnico
Fábio Costa – Preparador Físico
Lucas Reis – Preparador de Goleiras
Hugo Roberto – Fisioterapeuta
Confira os jogos do Brasil na World Beach Game Doha 2019
Grupo A – Espanha, Brasil, Cabo Verde e México
1ª rodada – Sexta (11/10)
Brasil x Cabo Verde – 12h (BRA) | 18h (QAT)
2ª rodada – Domingo (13/10)
Brasil x Mémxico – 9h (BRA) | 15h (QAT)
3ª rodada – Segunda (14/10)
Espanha x Brasil – 12h (BRA) | 18h (QAT)
CBF