Entre os dias 7 e 11 de outubro, Uberlândia receberá mutirões de espirometria, exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), denominação usada para classificar a bronquite crônica e enfisema pulmonar. Sua principal causa é o tabagismo. A iniciativa é promovida pela Secretaria da Saúde, Prefeitura e pelas Unidades de Saúde com apoio da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim. Os mutirões acontecerão em três unidades, sendo: Melhor em Casa, UAI São Jorge e na UBSF Jardim Brasília II.
A primeira avaliação é uma triagem que seleciona os pacientes com maior probabilidade de apresentar a doença e os direciona para o exame de espirometria, conhecido também como “teste do sopro”. Esse procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, de forma que, caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será contatado posteriormente para agendar consultas e ter orientação para o tratamento mais adequado.
A DPOC é a quarta principal causa de morte no Brasili, atingindo 40 mil pessoas ao ano, mas ainda é desconhecida por 55% da populaçãoii. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento mais eficaz e para melhor controle da progressão da doença. Por isso, é importante estar atento aos primeiros sintomas como, cansaço, tosse, pigarro e falta de ar, já que podem ser facilmente confundidos com sinais do envelhecimentoiii.
Mutirões de espirometria em Uberlândia
Os interessados em participar devem ir ao local indicado abaixo na data e horários de atendimento. Será necessário realizar cadastro prévio para realizar o exame.
Data: 07 a 11 de outubro de 2019.
Horário: das 8h às 17h
Endereços:
– Melhor em Casa – Rua Ya Nasso 12, Planalto
– UAI São Jorge – Av. Toledo 165, Laranjeiras
– UBSF Jardim Brasilia II – Av. Vasconcelos Costa, Chaves
Fonte:Boehringer Ingelheim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *