A vacinação é a única forma de prevenir o sarampo, doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão. Diante do cenário epidemiológico da doença em todo o país, começa na próxima segunda-feira (18) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para pessoas com idade entre 20 e 29 anos. Para garantir uma maior efetividade na campanha, até o dia 30 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde adotará uma série de ações em toda a cidade, a fim de facilitar o acesso à imunização.
É importante ressaltar que esta campanha de vacinação é seletiva, ou seja, só precisa se imunizar quem está com o esquema vacinal da tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) incompleto. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, a campanha vem para rastrear o cartão de vacina dessas pessoas, uma vez que esse público-alvo é o de maior incidência nos casos de sarampo registrado no país.
“Atualmente, o adulto de 20 até 29 anos deve ter registrado no cartão duas doses da vacina contra o sarampo após alteração feita pelo Ministério da Saúde, que aconteceu em 2017. Como é uma mudança recente, muitos adultos desta faixa etária têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. Com a campanha, queremos verificar o cartão dessas pessoas e garantir que estão protegidas”, explicou.
Mobilização nas faculdades
Além das 74 salas de vacinas disponíveis em toda a cidade (veja os horário de funcionamento abaixo), o Programa Municipal de Imunização fez uma parceria com as faculdades particulares e com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A mobilização nas instituições de ensino superior acontecerá de 25 a 29 de novembro.
As faculdades particulares realizarão a vacinação neste período, de acordo com o cronograma específico de cada uma. Já na UFU, a imunização será nos cinco dias em todos os campi.
“Para esta fase da campanha, optamos por levar a vacina a locais estratégicos e que têm maior concentração de pessoas com essa faixa etária. Sabemos que muitos conciliam trabalho e estudo e acabam ficando sem tempo para cuidar da saúde. Então, ter a vacinação na faculdade é uma comodidade que estamos oferecendo para que todos verifiquem seu cartão de vacina”, pontuou a coordenadora.
Dia D
A mobilização nacional acontecerá no dia 30, sábado, que é o último dia da campanha. Para atender toda a população que faz parte do público-alvo, o Programa Municipal de Imunização ampliou o local de atendimento.
Além das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Martins, Pampulha, Planalto Roosevelt e Tibery, que estarão abertas das 8h às 20h, a vacinação também acontecerá no Parque do Sabiá, das 8h às 17h. “Estamos levando nossas equipes para locais estratégicos e em horário estendido de atendimento. Não tem desculpa para não vacinar. O que não podemos ter são pessoas com sarampo, sendo que existe a proteção, que é vacina”, finalizou a coordenadora.
Confira os locais de vacinação
Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) | Segunda a sexta-feira 7h30 às 16h30 |
Unidades Básicas de Saúde (UBS) – bairros Jaraguá, Custódio Pereira, Guarani, Patrimônio, N.Sra. das Graças, Dona Zulmira e Santa Rosa. |
Segunda a sexta-feira 7h30 às 18h30* UBS do Tocantins e Brasil – 7h30 às 20h |
Unidade de Atendimento Integrado (UAI) – bairros Luizote, Martins, Pampulha, Planalto Roosevelt e Tibery | Segunda a sexta-feira7h30 às 20h * No Dia D (30) atendimento será das 8h às 20h |
A lista com o endereço de todas as unidades de saúde está disponível aqui.