Com mais de 80 milhões de visualizações acumuladas desde 2017, o portal da Prefeitura de Uberlândia é uma amostra do potencial da cidade na oferta de serviços digitais. Nos últimos três anos, desde que o prefeito Odelmo Leão assumiu a gestão do Executivo municipal, o número de recursos digitais para que a população tenha facilidade e celeridade no atendimento cresceu e chega a mais de 50 opções. O Município ainda conta com aplicativos para smartphones e projetos em andamento para ampliação do uso de tecnologia na rotina administrativa.
“Nesses 131 anos de Uberlândia, o que vemos é uma cidade que sempre busca inovar, crescer, evoluir e foi assim que nos fortalecemos como uma potência econômica de Minas Gerais. Não é preciso ser jovem para ser moderno e esse é um lema que trazemos para a nossa gestão frente à Prefeitura: valorizamos nossa história, honramos nosso passado, trabalhamos muito no presente sem nunca perder de vista que o que fazemos aqui tem impacto no futuro. Portanto, pensar tecnologicamente os processos tem provado ser o caminho”, avaliou Odelmo Leão.
A segunda maior cidade de Minas Gerais conquistou neste ano o primeiro lugar no Ranking Nacional de Serviços das Cidades Inteligentes. O resultado foi obtido frente a uma análise da consultoria Teleco sobre a aplicação de tecnologia em políticas públicas desenvolvidas nas 100 maiores cidades brasileiras. Uberlândia também tem a segunda posição no Ranking Cidades Amigas da Internet, que trata do estímulo à oferta de serviços de telecomunicações no Brasil.
Confira algumas das facilidades implantadas pela Prefeitura de Uberlândia
Portal da Prefeitura: há diversas opções para se encontrar informações de interesse, agendar atendimentos e ter acesso a dados importantes, como escala médica nas unidades de saúde, trajeto das linhas do transporte público, emissão de guias, registro de reclamações e sugestões, acompanhamento das contas públicas, entre outros.
Canais diretos: alguns órgãos que apresentam demandas muito específicas, como a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), possuem páginas próprias com canais exclusivos de contato com a população.
Alvará num Clique: canal que permite solicitar e emitir o documento referente à construção, reforma e ampliação de imóveis pela internet.
Portal da Negociação: sistema elaborado para informatizar serviços que antes só podiam ser realizados pessoalmente no Centro Administrativo. Nele, contribuintes e empresas podem consultar as dívidas existentes, simular parcelamentos e imprimir guias para pagamento com código de barra. O portal também conta com uma seção para esclarecer dúvidas da população.
WhatsApp: pelo aplicativo de bate-papo, é possível requisitar junto ao Dmae, por exemplo, segunda via de contas, certidão de quitação de débito e histórico de consumo, além de notificar vazamentos de água em espaços públicos.
Saúde + Uberlândia: aplicativo para Android que reúne notícias, agendamentos de consultas e exames, acompanhamento em tempo real do fluxo de atendimento das oito Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) da cidade, medicamentes disponibilizados pela rede, dentre outros.
Salve Maria: aplicativo para Android e iOS que facilita a denúncia de violência contra a mulher diretamente à Polícia Militar e inclui o “botão do pânico” para casos de emergência.
UDI Sem Dengue: mais um canal de comunicação entre a comunidade e o Programa Municipal de Controle da Dengue. De modo colaborativo, o cidadão pode enviar pelo aplicativo para Android fotos e mensagens alertando as equipes do setor sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
Passe eletrônico do idoso: facilita e agiliza atendimento de pessoas com mais de 65 anos no transporte público, evitando que tenham que apresentar outro documento oficial para ter acesso à gratuidade do serviço.
Ecobonuz: programa de pontos do transporte público, que converte a experiência dos usuários em benefícios, como pagamento de contas, recargas de celular e passagens.
O que está por vir
Construção do Polo Tecnológico Sul: primeira área pública municipal para instalação de empresas de base tecnológica.
Modernização do transporte público: implantação de um centro de controle operacional para melhor monitoramento e gestão do serviço. A operação vai possibilitar a visualização em tempo real por parte dos fiscais e, posteriormente, da população do comportamento diário das linhas do Sistema Integrado de Transportes (SIT). Um app também será lançado em breve e vai atuar com um GPS integrado com outras plataformas, como o Google e o Moovit.
Anel de Segurança: serviço tecnológico que dará à Polícia Militar acesso às câmeras instaladas nos radares fixos de fiscalização eletrônica da cidade.
Prefeitura de Uberlândia