Há no local mais de 60 espécies de mudas nativas do cerrado – Foto: Comunicação Dmae

O Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) conta com um viveiro de mudas instalado em uma área verde dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim. No local, estão armazenadas cerca de 35 mil mudas de espécies nativas do cerrado que serão plantadas nos próximos meses. Depois de adquiridas dos fornecedores, as mudas ficam temporariamente no viveiro antes de serem levadas para os locais de plantio nas áreas de proteção do Buriti.

Ao todo, mais de 60 espécies de plantas fazem parte do viveiro, como paineira, jenipapo, angico, ipê, baru, jequitibá vermelho, mutambo, jacarandá e aroeira. As mudas têm como objetivo auxiliar na recuperação de áreas que necessitam de recomposição ambiental, entre eles, os espaços verdes que sofreram degradação próximo às áreas de nascentes nas bacias dos rios Araguari e Uberabinha e do ribeirão Bom Jardim.

De acordo com o gerente ambiental, Celismar Costa, o viveiro foi criado em 2010, e este ano recebeu melhorias, como bancadas de sustentação e irrigação automatizadas. “Antes o sistema de irrigação era manual e as mudas ficavam no chão. Agora conseguimos melhorar a eficiência do uso da água e oferecer melhores condições aos servidores que trabalham no local” disse. Ele acrescentou que o espaço é muito útil uma vez que protege e conserva as mudas no período que antecede o plantio.

Programa Buriti

O Buriti realiza, sem custo para o produtor rural, cercamento de áreas de preservação e o plantio de mudas para recuperar áreas. Desde a sua implantação já foram feitos mais de 514 mil metros lineares de cerca e foram plantadas mais de 355 mil mudas. As ações são realizadas nas propriedades próximas às bacias do Ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari.

Para se cadastrar e receber os benefícios basta entrar em contato com o Dmae por meio de mensagens no Facebook, pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *