(Imagem: Comunicação Dmae)

As obras do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco, localizadas próximo à comunidade Tenda do Moreno, tiveram uma evolução significativa em 2019. A parte civil da Estação de Tratamento de Água (ETA) está praticamente concluída e já começou a parte de instalação dos equipamentos da estação, como filtros, decantadores, reservatórios, entre outros. Todo o conjunto do sistema deve entrar em funcionamento na fase de testes em maio de 2020.

Neste ano, foram instaladas as cinco motobombas responsáveis pela captação de água bruta na represa e bombeamento até a ETA. Na estação, por sua vez, também já foi instalado outro conjunto de cinco motobombas responsáveis por bombear a água tratada até à caixa de transição e, de lá, até o reservatório do bairro Custódio Pereira, pelo sistema de gravidade. A parte dos controladores de automação do sistema que une comandos eletrônicos e manuais está em fase de desenvolvimento e já foram realizados três testes.

Outro ponto que evoluiu na obra em 2019 foi a conclusão de cerca de 5 mil metros de assentamento e instalação da adutora de água bruta do Capim Branco à margem da Estrada do Pau Furado. Já a parte da adutora de água tratada está praticamente finalizada, restando a ligação ao anel viário leste, que está sendo realizado desde o mês passado, com a escavação e instalação de um tunnel liner.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, o Sistema Capim Branco reforça os sistemas Sucupira e Bom Jardim garantindo um abastecimento de qualidade para a população até 2050.  “Nossa gestão busca se antecipar às necessidades de Uberlândia no futuro e, a partir do presente, realizar ações para garantir abastecimento, saneamento e qualidade de vida para nossa população, com uma estrutura suficiente para atrair novos investimentos para a cidade”, destacou.

Visitas

Devido ao andamento das obras, já foram realizadas três visitas ao sistema Capim Branco com estudantes de engenharia das universidades locais e de escolas públicas. As ações integram o Projeto Social Água Vida, executado em conjunto com a construção do Sistema Capim Branco, que visa levar melhorias para a população do entorno da obra. Esta também é uma iniciativa realizada desde o início de 2019, integrantes do projeto têm se reunido com moradores dos bairros e comunidades rurais, para o desenvolvimento de iniciativas de cunho social, levando benefícios para a comunidade.

Capim Branco

O sistema começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012, durante o segundo mandato do prefeito Odelmo Leão. As obras seguem em estágio avançado com a parte civil praticamente concluída. O investimento da primeira etapa, cuja previsão de entrega é em 2020, será de aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.

Prefeitura de Uberlândia