A nova placa Mercosul passará a ser adotada em Minas a partir do dia 2 de março, conforme previsão do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Segundo o órgão, os sistemas informatizados que irão operar o novo modelo de emplacamento e credenciamento das estampadoras já estão prontos, e todas as demais etapas serão analisadas no prazo máximo de 30 dias, estando prevista a implantação definitiva em 2 de março, conforme Portaria.
A implantação da placa Mercosul passou a ser obrigatória na última sexta-feira em todo o país. Apenas Minas Gerais e Tocantins desrespeitaram o prazo estipulado pelo governo. Em nota, o Detran-MG justificou o atraso da seguinte forma.
“A última norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre a PIV, a Resolução nº 780, foi publicada no final de junho de 2019, estabelecendo que o Detran-MG refizesse todas as adequações de sistema que foram determinadas pelas resoluções anteriores, inclusive em relação ao credenciamento (das estampadoras)”.
Quando a placa Mercosul será obrigatória?
Fora todos estes casos, a antiga placa continua valendo, e não é obrigatória a substituição.
Carros novos, no primeiro emplacamento
Para os veículos novos que vão ter o primeiro emplacamento todos os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) devem emplacar com o novo padrão.
Placas danificadas
Se por algum motivo a placa do veículo se quebrar ou se deteriorar, a troca pelo novo padrão é necessária.
Placas furtadas
No caso de uma placa furtada, a troca também é obrigatória para a do padrão Mercosul.
Mudança de categoria
Quando o veículo precisar mudar de categoria, como virar carro de aluguel, oficial ou particular, a nova placa também é exigida.
Troca de município
A legislação atual prevê a troca pela placa do Mercosul quando o proprietário trocar de estado ou município.
Quem quiser, também pode trocar
Também está previsto na legislação a troca voluntária da placa por parte do proprietário do veículo. Nesse caso, haverá a substituição automática do segundo caractere numérico do modelo anterior por uma letra.
E se o lacre se romper?
Se o lacre da antiga placa cinza se romper, ela será considerada como “danificada”, então será trocado pelas novas placas de rodagens, informou o Detran-SP.
Preço da placa
O valor cobrado pela placa Mercosul ainda não foi estabelecido pelas fabricantes em Minas. Em outros Estados, a nova identificação tem custado, em média, R$ 115 a R$ 130.