O Portal da Prefeitura de Uberlândia conta com uma ferramenta especial com informações sobre acessibilidade em espaços de hospedagem, gastronomia, cultura, entretenimento e esporte, entre outros: trata-se do “Mapa do Turismo Acessível”. O recurso é colaborativo e, portanto, está aberto a sugestões da população para ser cada vez mais enriquecido com dados importantes sobre a cidade.
O mapa compõe a versão on-line do guia turístico Uberlândia Acessível, cuja versão impressa foi lançada no início de fevereiro. Desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit) e Planejamento Urbano, com apoio da Secretaria de Governo e Comunicação, o guia foi reconhecido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com o certificado “Boas Práticas do Turismo 2019”, na categoria “Informação Turística”.
No mapa, encontram-se detalhes sobre hospedagem, associações de apoio à pessoa com deficiência, centros esportivos, clubes e áreas culturais e de entretenimento. Dos 50 pontos mapeados até o momento, 27 são sobre locais para se ficar em Uberlândia, informando endereço do estabelecimento, número de quartos, nível de acessibilidade, entre outros.
Para contribuir com o “Mapa do Turismo Acessível”, basta entrar em contato com a Sedeit, pelo e-mail turismo@uberlandia.mg.gov.br, e apresentar sua sugestão, que passará a compor a ferramenta após avaliação da equipe.
Uma cidade para todos
Reconhecida internacionalmente pelo transporte público 100% acessível, Uberlândia tem se destacado cada vez mais como referência quando o assunto é qualidade de vida para pessoas com deficiência. Esse cenário resulta do compromisso da gestão municipal em promover condições que integrem todos os públicos à cidade.
Além do certificado estadual de “Boas Práticas”, Uberlândia subiu em 2019 para a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro e o Ministério do Turismo também apontou, em levantamento publicado em setembro, que Uberlândia é o principal destino internacional de turistas entre os municípios do interior de Minas Gerais. Em 2010, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), junto com o governo de Dubai (nos Emirados Árabes), concedeu à cidade o Prêmio Internacional de Boas Práticas, por ter sido a primeira do país a disponibilizar o transporte coletivo totalmente adaptado.
Prefeitura de Uberlândia