A legislação brasileira, embora seja muito extensa, nem sempre comportou normas rígidas e completas sobre a segurança e normas estruturadas de proteção contra incêndio.

Após o trágico acidente ocorrido na Boate Kiss, em 2013, se iniciou a discussão sobre a urgente necessidade de prevenção.

Citando ainda a tragédia da Boate Kiss, foram apontadas várias normas de segurança que foram desrespeitadas, como extintores que não funcionaram, público acima do permitido, alvará do Corpo de Bombeiros vencido, inexistência de saídas de emergência, dentre outras.

Esse acontecimento nos mostra como é importante a prevenção hoje em dia. Por isso, o Corpo Bombeiros Militar de Minas Gerais, trabalha constantemente na parte de Prevenção e Vistoria de estabelecimentos de todo tipo.

Além do trabalho cotidiano de análise e vistoria, são realizadas mensalmente as chamadas “Operações Alerta Vermelho”.

Nessas operações, é montada uma força tarefa que envolve todo o Pelotão de Prevenção e Vistoria, onde são realizadas vistorias de verificação em segmentos específicos. Os militares verificam se o estabelecimento está com o AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em dia, além de verificar todos os meios preventivos, como extintores, sinalização e saídas de emergência.

Ano passado, já foram vistoriados os ramos de hotelaria, museus, hospitais e clínicas, escolas, restaurantes, postos de combustíveis, depósitos de gás, dentre outros.

Hoje está acontecendo mais uma fase dessa operação, e o foco são locais com dispensa de licenciamento e locais de baixo risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *