Nesta sexta-feira, 20, a Polícia Civil lançou a campanha #FiqueEmCasa pedindo para que a população não saia. Caso seja necessário registrar algum boletim de ocorrência, o ideal é que a pessoa acesse a Delegacia Virtual através do site www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.
No site é possível informar acidente de trânsito sem vítima, perda de documentos e objetos, desaparecimento de pessoa, localização de desaparecido, localização de desconhecido, dano simples e furto. Em outros tipos de crime a vítima procurar uma delegacia de segunda à sexta-feira durante o horário regular de expediente da unidade.
Estão suspensos:
– agendamentos e realizações de audiências e de diligências que não sejam considerados urgentes e prioritários (iminência da prescrição; investigado preso; situações flagranciais; risco de perecimento da prova; determinações judiciais);
– cursos presenciais realizados pela Acadepol;
– coleta de DNA de condenados para inserção no banco nacional de perfis genéticos (excetuadas as determinações mandatórias, ou que, no caso concreto, importe em perda de vestígio da prática de crime);
– atendimentos itinerantes para prestação de serviços;
– realização presencial de reuniões de trabalho (salvo se com reduzido número de pessoas e quando imprescindível);
– prazos processuais em processos e procedimentos administrativos em tramitação nos órgãos e unidades da PCMG (ressalvados os relacionados às funções de polícia judiciária e os de competência do Detran).
Serviços que permanecem inalterados:
– funções de polícia judiciária, de investigação policial, de identificação criminal e de perícia oficial;
– plantão policial de qualquer natureza;
– execução das funções de saúde de sua competência;
– realização de atividades de suporte logístico e de pessoal que sejam necessárias ao cumprimento das ações essenciais.