A Secretaria Municipal de Saúde informou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Frutal passaram a ter uma nova dinâmica de atendimento à população desde a última segunda-feira, 25. A medida faz parte da política do isolamento social visando conter a expansão do novo Coronavírus.
A titular da pasta, Marília Gonçalves Martins, lembra que desde o início da pandemia a Secretaria de Saúde tem adotado um novo modelo de atendimento direcionado a determinadas Unidades. De acordo com a secretária, a partir de agora, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) que passar por atendimento nas UBSs e for encaminhado para alguma especialidade, ao sair do consultório já poderá agendar o exame na própria Unidade onde foi atendido. “Posteriormente, a recepcionista vai entrar em contato com o morador para informá-lo sobre a data e o horário do exame e da consulta”, explica.
Segundo Marília Martins, outra mudança é quanto ao atendimento do Ambulatório de Dengue que antes funcionava apenas na UBS “Osvaldo Morelli” (em frente ao Asilo Pio XII) e que a partir desta segunda, passou a contar também com a Unidade “Geraldo Paiva” (Ipê Amarelo). “Os números de notificação da doença têm aumentado e por isso, a Secretaria buscou priorizar esse atendimento de livre demanda, das 7h às 17h”, informa.
Em relação às consultas pediátricas que acontecia na UBS “Antônio Onofre” (Bairro Alto Boa Vista), para facilitar mais o acesso da população, a Secretaria de Saúde modificou o local para a Unidade Básica de Saúde “Gilberto Abate” (próximo ao Lago Municipal). Outra informação importante é que o atendimento será feito por prévio agendamento, ou seja, o responsável liga na UBS e será informado o horário que a criança irá passar por consulta. “Essa medida também foi tomada para evitar aglomeração de crianças e acompanhantes”, destaca.
No caso do atendimento clínico adulto, a Secretaria de Saúde irá passar um número de WhatsApp, além dos fixos já disponíveis à população como o 3423-2621 e 3423-2622. De acordo com Marília, o morador deverá ligar na UBS mais próxima do domicílio informando que necessita da consulta. Imediatamente, será feita uma triagem pela equipe da Unidade que vai informar se há ou não a necessidade da consulta médica presencial. Caso sim, o morador será informado qual UBS deverá procurar. Ao contrário, serão anotados os dados do paciente para que o agente de saúde ofereça o auxílio necessário. “É tudo muito novo, mas vamos fazer as adaptações necessárias para atender, mas ao mesmo tempo, preservar a saúde da nossa população em tempo de pandemia”, afirma Marília Martins.
Prefeitura de Frutal