Nossa vida é feita de desafios, sendo que cada fase do nosso desenvolvimento psicológico tem seu próprio desafio, suas inquietações e dificuldades.
Estar pronto para as mudanças e para as consequências que uma mudança traz na vida, não é um processo confortável, pois fará você lidar com o desconhecido, com a necessidade de se adaptar as novas rotinas e novos desafios.
Para que consiga superar os desafios, é muito importante estar com as emoções equilibradas e, contar com pessoas para te apoiar, podendo tornar tudo mais leve.
Aqui vão algumas dicas para ajudarem muito:
1- Viva o momento presente: Quando vivemos um momento desafiador, é muito normal a ansiedade bater com mais força. E gastamos uma energia enorme sofrendo com o futuro, com coisas que talvez nem aconteçam. E esquecemos de viver o momento presente que é onde a nossa vida acontece. Quando perceber que há um pensamento de ansiedade, um sofrimento antecipado, diga pra você mesma “calma isso ainda não está acontecendo”.
2- Intensificar o autocuidado: Quando um amigo ou familiar está passando por um momento complicado, o que você faz? Dá mais atenção, paparica a pessoa. Então, faça isso por você também.
Pergunte a si mesmo: o que eu preciso nesse momento? O que me faz bem, o que alivia o meu coração? Faça atividades ou algo que você goste, mesmo que por alguns minutos por dia.
3- Se permita sentir: Ninguém precisa ser forte e alto astral o tempo todo, isso nem é possível. Se precisar ficar mais quietinho(a), faça isso. Não jogue as emoções mais desafiadoras (tristeza, ansiedade, etc.) para baixo do tapete. Você não curou e deixou ir, apenas escondeu em algum cantinho dentro de você. Permita sentir as emoções.
4- Coloque a gratidão em prática: Ser uma pessoa mais grata pode mudar a sua vida. Não é falar “gratidão”, é sentir. Faça uma caixinha ou diário da gratidão e, antes de dormir, escreva pelo menos 3 coisas que te fizeram sentir gratidão. Das coisas mais simples até as grandes. Focamos muito no que falta, na vitimização, na reclamação. Atraímos o que vivemos, ficamos presos numa energia baixa e negativa.
Foque no hoje, coma algo que você goste, converse com alguém que você ama, leia, estude, tenha um momento de autocuidado, inclua na sua rotina uma atividade física, enfim, olha quanta coisa que você pode fazer, basta querer. Tenha foco, meta, disciplina e objetivos. No começo é difícil, mais com perseverança e vontade, tudo acontece.
Desafios todos nós temos, mas podemos ter outro olhar, atitude e comportamento para lidar com todos eles.
Espero que tenha ajudado vocês! E se precisar procure um profissional qualificado para te ajudar.