O medo é uma das emoções básicas e que gera grandes consequências sobre o organismo. O medo origina a reação de alarme ao organismo e está presente em todos os seres humanos.

Em algumas situações, sentir medo pode ser muito desagradável, por isso, é associado a uma emoção negativa. Todas as emoções têm um porquê e exercem uma função.

O medo é um mecanismo para adaptar as pessoas aos perigos que nos envolve e sua função é proteger diante de situações de risco. O medo aparece quando detecta uma ameaça, fazendo com que você encontre maneiras de sair da situação.

Essa ameaça pode ser sua integridade física ou sua vida, bem como sua reputação, autoestima ou segurança. O medo te ajuda a se afastar de um acontecimento que você não está preparado para enfrentar.

Imagem reprodução

O medo tem a função de assegurar a sobrevivência. Sem medo, as pessoas agiriam de forma imprudente e colocariam suas vidas em risco. Por essa razão, o medo tem uma grande importância pois atua como regulador da conduta, avisando dos perigos.

O medo, por si só, é positivo e imprescindível mas, em algumas ocasiões pode ser um problema.

E quando o medo passa a ser um problema? No momento em que o tipo de medo que você sentir for disfuncional, quer dizer, quando a situação gerada não é de perigo, quando a consequência de sentir esse medo é ainda pior para você do que aconteceria se você não tivesse sentindo medo.

Por isso, é possível diferenciar dois tipos de medo: o medo funcional que é ativado diante de um perigo real e ajuda a sobreviver e o medo disfuncional esse é o tipo de medo que atrapalha a sua vida e o seu desempenho normal.

Imagem reprodução

Para superar o medo é importante saber  que ele não desaparece pois é uma emoção necessária que vive com as pessoas mas, é possível aprender a utilizá-lo ao seu favor.

Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. Escreva sobre os seus medos; cultive pensamentos positivos; ressalte as suas vitórias; converse sobre os seus medos com amigos e familiares; foque na sua respiração; faça terapia.

As técnicas da terapia são eficazes para aprender a regular e administrar as emoções de forma adaptativa, incluindo o medo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *