A violência verbal é um comportamento agressivo, que têm a intenção de ridicularizar, humilhar, manipular e/ou ameaçar. Assim como acontece com a violência física, este tipo de agressão afeta a vítima, causando danos psicológicos brutais e irreparáveis.

Uma das grandes dificuldades existentes é identificar a violência verbal, já que muitas vezes são palavras consideradas banais, mas que, com o passar do tempo, têm o poder de mexer com o psicológico e fazer com que nos sintamos mal, com a autoestima baixa, entre diversas outras consequências.

É necessário estar atento às coisas que lhe são ditas, pois, se não houver atenção e não forem tomadas medidas imediatas para combater a violência verbal no dia a dia, seja direcionado a nós mesmos ou às pessoas ao nosso redor, no futuro, esta pode causar danos, que em alguns casos são até mesmo irreparáveis.

A violência verbal pode estar presente nos mais variados ambientes. O agressor pode ser o seu cônjuge, um gestor, um familiar, um amigo, um colega de faculdade.

É algo difícil de se identificar, mas podemos citar alguns atos que caracterizam a violência verbal como:

1 – Julgamentos e críticas agressivas: o agressor pode fazer da crítica uma maneira de agredir a vítima, além de usar a crítica para falar mal da vítima para outras pessoas. 

2 – Ridicularizar a vítima: um agressor verbal costuma ridicularizar as ideias e ações das suas vítimas. Tem o hábito de banalizar os sentimentos das vítimas e menosprezar suas realizações.

3 – Insultos travestidos de piadas: são piadas que depreciam as habilidades e talentos, insultam seus valores morais, além de aspectos físicos e de sua personalidade.

4 – Bullying: Tratam-se de agressões, que podem ser físicas e verbais, que ocorrem de maneira intencional, repetida e sem nenhuma motivação aparente. Trazendo dor e angústia a vítima.

5 – Desqualificação pessoal e profissional: são agressões que têm como intenção fazer a vítima perder totalmente a sua autoestima, dignidade e deixar de acreditar em seu potencial.

6 – Humilhação e manipulação: este tipo de violência verbal acontece através de gritos, com ofensas, que têm como intuito principal de desqualificar a vítima para qual as críticas são direcionadas.

7 – Comentários nas redes sociais: comentários agressivos que são deixados em publicações, principalmente nas redes sociais. São xingamentos, palavras de baixo calão, opiniões agressivas, que denegre a imagem do outro.

A violência verbal demora para ser percebida e acaba por causar feridas na alma do indivíduo. A vítima começa a desacreditar de si mesma, surge os problemas de relacionamento, os traumas, os transtornos psicológicos.

Veja algumas dicas que vão te ajudar neste processo de combate à violência verbal.

Estar sempre atento: observe: se tudo aquilo que lhe é dito fere profundamente a sua alma, fazendo com que você se sinta constantemente constrangido e humilhado.

Dê um basta, se realmente você está sendo vítima deste problema, é fundamental que você mesmo dê um basta nele.

Você pode convidar o seu agressor para uma conversa, com o objetivo de compreender os motivos que fazem com que ele aja desta forma com você. Porém, se você não consegue ou tem medo de ter esta conversa, é essencial procurar as autoridades competentes, como delegacias especializadas ou gestores da área de RH da empresa, o mais rápido possível, para que evite que o agressor siga adiante com este comportamento de alto potencial destrutivo.

Caso os efeitos da violência verbal já tenham se instalado em sua vida o que você pode fazer é procurar ajuda especializada para compreender, não só como combatê-la, mas também como você pode lidar com os sentimentos e sensações negativas que ela tem provocado em você.

Procure um psicólogo, para que você consiga restabelecer a sua autoestima, e assim, superar este desafio, que pode estar prejudicando o seu desempenho, tanto pessoal, quanto profissional.