A síndrome do impostor, conhecida também de “pessimismo defensivo”, é uma desordem psicológica. Os sintomas costumam ser os mesmos encontrados em outros transtornos como depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Esta síndrome é comum em pessoas que têm profissões competitivas, como atletas, artistas, empresários ou profissões nas quais as pessoas são avaliadas e testadas. Atinge pessoas muito inseguras e que sofrem com as críticas e as falhas.

Essa síndrome pode desenvolver em qualquer pessoa e em qualquer idade, sendo comum quando se está em uma posição de ser alvo de julgamentos do desempenho, como ao receber uma promoção no trabalho ou iniciar um novo projeto.

Getty images

Pessoas que sofrem da síndrome do impostor normalmente apresentam três ou mais comportamentos como: necessidade de se esforçar demais, autossabotagem, procrastinar tarefas, medo de se expor, comparar com os outros, querer agradar a todos.

A pessoa com essa síndrome passa por períodos intensos de estresse e ansiedade por pensar que, em algum momento, pessoas mais capacitadas irão substituí-la ou desmascará-la. Podendo desenvolver sintomas de ansiedade e depressão.

Algumas atitudes podem ajudar a controlar os sintomas desta síndrome, como:

ter alguém mais experiente e confiável para pedir opiniões e conselhos; expor as inquietações ou angústias com alguém de sua confiança; aceitar os seus defeitos e qualidades, evitar se comparar aos outros; respeitar as suas limitações, não estabelecer metas inalcançáveis ou compromissos que não possam ser cumpridos; saber e aceitar que as falhas acontecem a qualquer pessoa, e procurar aprender com elas; ter um trabalho de que goste, proporcionando motivação e satisfação.

Realize atividades capazes de aliviar o estresse e a ansiedade, que melhorem a autoestima e promovam auto-conhecimento, como a yoga, exercícios físicos, trabalhos manuais, além de investir em momentos de lazer que são muito úteis para o tratamento deste tipo de alteração psicológica.

Getty images 

Quando identificado características da síndrome do impostor, é importante que a pessoa procure um psicólogo para ajudar a internalizar suas capacidades e competências, diminuindo a sensação de estresse, ansiedade.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *