Raio X de um dos heróis da vitória em Betim, por Wander Tomaz
O atacante Brendo Medeiros, 21 anos, autor do gol de empate do Uberlândia Esporte Clube, no duelo contra o Betim, pelas semifinais do Troféu Inconfidência, sendo este, um dos mais importantes gols do Verdão nos últimos anos, teve um domingo pra lá de especial. Recebeu os amigos, passeou com a família, atendeu a imprensa e para fechar o domingão, encontrou um tempinho para curtir o clube social de sua preferência. Só que não.
A delegação do Furacão Verde chegou em Uberlândia por volta de 21h, de sábado trazendo na bagagem, a classificação para a grande final do Troféu Inconfidência. O jovem talento alviverde foi para casa, descansou e no domingo, pela manhã, foi exercer a sua segunda atividade: cortar cabelo de clientes pré-agendados, até 13h. Mais embaixo, você terá detalhes do atacante cabeleireiro do Uberlândia Esporte Clube.
COMO TUDO COMEÇOU
A história de Brendo é recheada de luta; de alegrias, frustrações, mas a resiliência do atleta, é algo fora da curva. Teve vários motivos para desistir do futebol. Jogar para escanteio, o sonho de ser atleta profissional, nunca fez parte de sua personalidade, mesmo com a vida lhe impondo duros obstáculos.
Brendo Medeiros começou em 2014 nos núcleos de iniciação dos poliesportivos da Futel, nas categorias de Sub-9 a Sub-11. Em 2016, o treinador do núcleo do Luizote recebeu uma proposta para ser técnico do Sub-15 do Uberlândia Esporte Clube. Logo, Brendo foi indicado para fazer avaliação no Sub-13 do Verdão. Depois de uma semana de testes, foi aprovado.
Em 2018, o garoto jogou no Linense (SP) e disputou o Campeonato Paulista Sub-15. Em 2019 jogou os seis primeiros meses no Sub-16 do Audax, em Vinhedo (SP). Em julho, se transferiu para o Rio Claro (SP) e disputou a segunda fase do Campeonato Paulista daquele ano.
Em 2020, iria disputar a Copinha pelo mesmo Rio Claro. Chegou a ser inscrito, mas o treinador, naquela oportunidade, o cortou da lista final.
Na sequência, estava se preparando para jogar o último ano na categoria Sub-17, também pelo Rio Claro. Veio a pandemia e tudo parou.
Brendo ainda fez avaliações no América (MG) e no Atlético Goianiense, mas foi reprovado nos dois clubes. Desistir? Jamais! No final de 2021 o Uberlândia Esporte reabriu as categorias de base e o atacante participou da seletiva Sub-20 e finalmente, voltou a ser aprovado.
Ficou no UEC até o início de 2023. Logo depois, se transferiu para o XV de Novembro, outra equipe de Uberlândia, onde disputou a segunda divisão de base do Campeonato Mineiro garantindo acesso para a elite. Ao término da competição, o resistente atacante recebeu algumas propostas para jogar o Campeonato Mineiro Terceira Divisão e uma outra, para defender o Flamengo, de Guarulhos (SP). Optou por jogar no Flamengo (SP), mas após uma semana no time paulista, foi dispensado outra vez. A saga não terminou. Ainda defendeu o Amparo, sediado em Rio Claro, finalizando assim a temporada de 2023.
2024 SEM CLUBE E CURSO DE CABELEIREIRO
Brendo começou o ano de 2024 sem clube e com um agravante: não tinha mais idade para jogar as competições de base. Sendo mais simplista, havia estourado a idade.
Com a mente sempre invulnerável, forte e inatacável, Brendo Medeiros resolveu jogar o futebol varzeano de Uberlândia defendendo as equipes do União e do Boca Juniors. Também fez alguns jogos no Campeonato Amador, com as cores do Roda Viva. Parecia que o futebol profissional estava cada vez mais distante. A receita com os jogos de final de semana, não era suficiente para o sustento pessoal e familiar. Convidado por um amigo, fez curso de cabeleireiro, se especializou e começou a trabalhar no Estúdio Matthew Barbearia, no Jardim Brasília. A vida começava a ganhar outros contornos, outras possibilidades e a certeza de que existe vida fora do futebol.
O TELEFONEMA QUE MUDOU TUDO
Já havia decorrido o primeiro semestre de 2024, quando de repente e a imprevisibilidade de mudanças, o telefone toca. Tratava-se de Haender Fernandes, o convidando para fazer parte de um projeto montado por ele, e pela atual diretoria. O Uberlândia Esporte Clube havia decidido disputar a Copa Amvap, somente com atletas amadores oportunizando a eles, uma nova chance de escreverem uma nova história no futebol.
O jovem talento não pensou duas vezes. Topou o desafio. Treinava um período, e cortava cabelo nos outros dois. Fez bons jogos com a camisa do Verdão e logo, recebeu proposta para jogar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, pelo Essube. O retorno ao futebol profissional já era um fato concreto!

Com a camisa do Esporte Social Uberlândia, fez grandes jogos. O novo time profissional de Uberlândia perdeu o acesso ao Módulo II, em uma disputa por pênaltis, para o Uberaba Sport Club. Brendo já tinha contrato com o Uberlândia Esporte Clube, para 2025, o que lhe dava uma certa segurança.
Em uma visita à TV Vitoriosa (SBT) e à Rádio Vitoriosa 105,5 FM, Brendo Medeiros disse que o trabalho executado no Essube foi vital, sobretudo, com Gabriel Alemão – pós-graduado em Fisiologia do Esporte e especialista em treinamento desportivo – resultando em uma evolução funcional e física, que garantiu ao atleta, mais força; maior velocidade, e outras valências fundamentais para todo atleta profissional.
TEMPORADA 2025
A história segue sendo escrita. Com o treinador anterior, Brendo Medeiros foi pouco utilizado, treinava atrás do gol com os garotos da base. Aos poucos, sob o comando de Marcelo Caranhato, o atacante alviverde vai ganhando espaço. Contra o Pouso Alegre, fez grande jogada no gol de Aslen, e no sábado, marcou o gol decisivo, que resultou em disputa por pênaltis e em classificação para a grande final do Troféu Inconfidência.
CARACTERÍSTICAS DE BRENDO MEDEIROS
Brendo Medeiros é atacante velocista, jogador de profundidade e com dribles desconcertantes. Não é atleta de espaço curto. No X1, ele pode até perder o primeiro e o segundo confronto, mas no terceiro, ele desequilibra e quebra as linhas adversárias. Estes fundamentos técnicos são fundamentais no atual futebol, cada vez mais tático e sem jogadas individuais.
O TRABALHO NA COPA AMVAP
O trabalho do técnico Haender Fernandes, na Copa Amvap 2024, foi excepcional. Permitiu que atletas desenvolvessem novamente o seu potencial; recuperou habilidades dos mais talentosos, e acima de tudo, ao aproveitar as oportunidades oferecidas, vários atletas encontraram novamente, no futebol, a esperança de uma vida melhor.
Além de Brendo, outros atletas estão no futebol profissional Brasil a fora: Antônio, Fernandinho, Marcos e João Miguel são exemplos. Que o Uberlândia Esporte Clube reative de forma definitiva, as categorias de base; que não tenha medo de dar reais oportunidades para os prata da casa; que eles sejam prioridades no clube. Formar em casa, deve ser prioridade máxima. Futebol de base é peça que transforma o clube, a vida de jovens e de famílias.
