Emplacamentos tiveram alta de 15%, liderados por utilitários esportivos e picapes
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou nesta quinta-feira (12) o balanço do setor automotivo no ano de 2024. Segundo os dados, o Brasil registrou o maior aumento nas vendas de veículos novos desde 2007.
Foram mais de 2.654 milhões de veículos vendidos neste ano, um crescimento de 15%. Dentre as opções de compra, utilitários esportivos e picapes foram os modelos mais procurados pelo consumidor.
O levantamento da associação também destaca que foram emplacados 4,4 mil carros elétricos, 3,9 mil híbridos e 3,8 mil híbridos plug-in durante o ano. Até o fim de dezembro, a Anfavea tem expectativa de fechar 2024, com o emplacamento de 7 mil veículos híbridos, 6,9 mil híbridos plug-in e apenas 5,9 mil elétricos.
Já a fabricação de veículos leves e pesados cresceu 10,7% no ano. Para o presidente da Anfavea, Márcio Leite, as melhores compras e parcelamento ajudaram no desempenho do setor.
“Nós tivemos principalmente no segundo semestre uma maior oferta de crédito. O nosso setor é um setor que depende disso. O ano passado nós encerramos com 70% das vendas à vista e 30% de vendas a prazo. Nesse ano, nós estamos com 45% de vendas a prazo e 55% de vendas à vista, disse Marcio Leite.
Para o ano que vem, a Anfavea projeta vendas de 2,802 milhões de veículos, uma elevação de 5,6% sobre 2024.
SBT News