E-commerce no país cresceu 17% no ano passado em relação a 2022. Quase metade dos empresários trabalha sozinho
O Brasil registrou mais de 1,9 milhão de lojas virtuais e cresceu 17%, no ano de 2023 em relação a 2022. Essa é a conclusão da pesquisa anual realizada pela plataforma de dados BigDataCorp, que analisou mais de 23 milhões de sites brasileiros.
O estudo identificou que, a cada ano, os proprietários de lojas digitais vêm se mostrando menos presentes no ambiente físico. Em 2022, 19% dos e-commerces tinham pelo menos um estabelecimento comercial. No último ano, esse percentual reduziu para 16,5%.
Por outro lado, a presença de conteúdos e produtos das lojas online em pelo menos um espaço de comércio saltou de 14,8% para 23,8%, no mesmo período.
Para Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, esse crescimento demonstra o destaque que os pequenos negócios estão ganhando. “Esse aumento reflete a resiliência e adaptação do setor em um contexto pós-pandemia. Interessantemente, pequenos negócios estão ganhando destaque, o que mostra uma democratização do e-commerce. A queda na integração com lojas físicas e o aumento significativo em espaços de comércio realçam a eficácia do comércio eletrônico”, afirma.
Produto caro, fica difícil
De acordo com a pesquisa, os itens e serviços oferecidos com valores acima de R$ 1 mil tiveram queda acentuada de 20,5% para 15%. Como opção, 68,4% das lojas virtuais tem uma variedade de até 10 produtos para os consumidores.
Perfil das empresas
Os donos das lojas digitais que trabalham sozinhos representam 45,7% de todos os negócios, agrupando diferentes funções para manter o empreendimento na ativa. O estudo apontou que 73,5% dos e-commerces são familiares e que 86% deles têm menos de dez funcionários.
Quase 75,6% das lojas online contam com mídias sociais para alavancar a empresa e o que vem ganhando espaço é a adesão do TikTok para publicidade. Em 2021, somente 1,2% das lojas utilizavam a rede. Hoje, a rede está presente em mais de 14% dos sites.
O Facebook continua como a plataforma mais utilizada para quase 82% do e-commerce.
Já na relação com o cliente, 15% já passaram pela experiência de ser processado por uma falha no atendimento.
SBT News