Modalidade engloba contas ativas e inativas do fundo; quantia pode chegar até 50% do saldo

Os trabalhadores nascidos em abril podem retirar, a partir desta segunda-feira (1º), o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A migração para a modalidade é opcional e abrange a retirada de uma parte do saldo das contas ativas e inativas do fundo. Até o momento, 32,7 milhões de brasileiros já aderiram ao serviço.

Segundo a Caixa Econômica Federal, a quantia liberada anualmente depende do saldo total do FGTS. Para trabalhadores com até R$ 500 na conta, por exemplo, o valor a ser sacado é de 50%, enquanto para aqueles com saldo de R$ 1 mil, a cifra baixa para 40%. No geral, os valores ficam disponíveis para saque por três meses.

Para efetuar o saque-aniversário, os trabalhadores podem utilizar o aplicativo FGTS sendo possível transferir o montante para qualquer conta. As lotéricas também são uma alternativa para realizar o saque, assim como os terminais de autoatendimento, que possibilitam a operação mediante o uso da senha do Cartão Cidadão.

O prazo para aderir ao saque-aniversário termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador. Aqueles que optarem pela modalidade e não quiserem mais o serviço deverão esperar 24 meses para o fundo voltar ao modo original. Durante o período, contudo, o trabalhador ficará impossibilitado de sacar o saldo mesmo em caso de demissão sem justa causa.

Confira o calendário completo de saques para 2024:

SBT News