A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou a conclusão de mais uma fase da operação de escolta de uma carga superdimensionada pelo Triângulo Mineiro. O comboio, que transporta uma peça industrial de grande porte com 636,5 toneladas, deve chegar a Uberlândia nesta sexta-feira (12), segundo informações da empresa Cruz de Malta, responsável pelo transporte.

Nesta quinta-feira (11), a carreta iniciou o deslocamento às 9h em Patrocínio e seguiu até as 16h, parando próximo aos limites de Indianópolis. O trecho percorrido foi de 70 quilômetros da BR-365, entre Monte Carmelo e Indianópolis. Em dias anteriores, o conjunto transportador havia sido paralisado devido a um defeito mecânico e a condições climáticas desfavoráveis.

A carga impressiona pelas suas dimensões: o veículo especial possui 123 metros de comprimento e conta com a escolta da PRF. A operação também recebe apoio da EPR Triângulo, que disponibiliza viaturas de inspeção, guinchos, caminhão-pipa e equipes de monitoramento de tráfego.

A retomada do deslocamento nesta sexta-feira seguirá em velocidade reduzida, demandando paciência e atenção dos motoristas que utilizam a BR-365. A previsão é que o comboio alcance a BR-050 em Uberlândia por volta das 15h, mantendo os protocolos de segurança; incluindo as interdições temporárias da via a partir das 8h.

Além da movimentação da carga superdimensionada, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) informou que também autorizou a interdição total da avenida João Naves de Ávila, no cruzamento com a avenida Raul Pereira Carvalho, no bairro Santa Luzia, das 12h às 14h; para a realização de um serviço por terceiros.

A Settran recomenda que os motoristas trafeguem com atenção nas proximidades do trecho em que o trânsito será desviado.