Uma operação coordenada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resultou na prisão de uma mulher de 32 anos e de um homem de 38 anos nesta terça-feira (23). O casal, suspeito de estupro de vulnerável contra duas irmãs, de 10 e 14 anos, foi localizado na cidade de Poço Redondo, em Sergipe; após fugirem do Triângulo Mineiro.
As investigações da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Uberlândia revelaram que as irmãs viviam um cenário de violência contínua. Segundo a apuração, os abusos teriam começado há cerca de três anos, quando as vítimas tinham apenas 7 e 12 anos. O padrasto é apontado como o executor direto dos crimes sexuais, enquanto a mãe é investigada por ter pleno conhecimento dos abusos e, em vez de protegê-las, permitia que a situação ocorresse.
O caso só chegou às autoridades após uma pessoa próxima notar mudanças drásticas no comportamento da adolescente de 14 anos. Após acolher o relato das menores, a testemunha procurou a DEAM, o que deu início ao inquérito policial. Com base nos elementos reunidos, o caso foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, que expediu mandados de prisão contra o padrasto e a mãe de forma urgente.
A prisão em solo sergipano contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) e da Polícia Civil de Sergipe (PCSE). Atualmente, as crianças estão seguras, sob a guarda provisória de um responsável designado pela justiça, e recebem acompanhamento psicológico especializado para lidar com os traumas sofridos.
A PCMG reforça que a colaboração da sociedade é fundamental para interromper ciclos de violência doméstica e sexual. Denúncias podem ser feitas através do Disque 100, da DEAM ou discando 190, em casos de emergência ou flagrante.
Veja a reportagem completa:
