No Brasil, o inverno começa nesta quinta-feira (20), às 17h51; baixas temperaturas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe e resfriado
O inverno, que começa nesta quinta-feira (20), é motivo de atenção para as doenças respiratórias. As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como a gripe. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a importância da imunização contra o vírus da Influenza.
No Hemisfério Sul, o inverno começa nesta quinta-feira (20), às 17h51 e e termina no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília). A tendência do estação neste ano, é de que boa parte do país tenha temperaturas acima da média na maior parte do inverno, mas terá também ondas de frio.
Com a chegada do frio, e consequentemente o aumento da circulação de vírus respiratórios no país, a vacinação contra a gripe é a melhor maneira para garantir proteção contra a doença.
A imunização contra o vírus da Influenza é recomendada a todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Especialmente, as consideradas do público-alvo para a vacina. Entre elas estão:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes; puérperas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua.
Onde vacinar?
Em Belo Horizonte as vacinas estão disponíveis nos 152 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, em pontos extras e em drogarias parceiras da Prefeitura. Os endereços e horários podem ser verificados neste link.
Até o momento, cerca de 596 mil pessoas já foram vacinadas. Considerando o público prioritário definido pelo Ministério para fins de cobertura vacinal, foram aplicadas cerca de 304 mil doses, o que corresponde a uma cobertura de 50%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.
Itatiaia