Menina usava álcool de posto em brincadeira com a prima; explosão causou queimaduras em 15% do corpo na tarde desta segunda-feira (07)

Uma criança de 10 anos sofreu queimaduras de 1º e 2º graus após se envolver em uma brincadeira com fogo utilizando etanol (álcool de posto), nesta segunda-feira (07/04), no bairro Nossa Senhora das Graças, em Uberlândia. A menina foi socorrida após o vasilhame com o líquido explodir, atingindo diretamente seu rosto e parte do corpo.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a criança estava em casa com uma prima de 18 anos. As duas estavam usando o etanol para colocar fogo em caracóis, quando a combustão provocou uma explosão. A avó da menina a levou até a uma escola municipal próxima ao local, em busca de ajuda. Funcionários da escola acionaram imediatamente o resgate.

Ferimentos em áreas sensíveis e atendimento de urgência

A menina apresentava queimaduras na face, pescoço, tórax e mãos, com aproximadamente 15% da área corporal acometida. Uma Unidade de Suporte Avançado (USA) foi enviada à escola, prestando os primeiros atendimentos médicos à vítima, que foi encaminhada ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) para cuidados especializados.

Etanol é altamente inflamável e perigoso

O uso doméstico de etanol combustível, também conhecido como álcool de posto, é considerado extremamente perigoso por especialistas em segurança e saúde. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), o etanol é um dos produtos que mais causam acidentes com queimaduras graves no país, principalmente entre crianças.

Por ser um líquido altamente inflamável, o etanol pode causar explosões e queimaduras severas mesmo em pequenas quantidades. Ele deve ser utilizado exclusivamente como combustível automotivo e jamais para fins domésticos, artesanais ou recreativos, como no caso relatado.

Ainda segundo a SBQ, acidentes com álcool representam uma das principais causas de internações em centros de tratamento de queimados no Brasil, com maior gravidade quando envolvem crianças, devido à sensibilidade da pele e maior chance de sequelas.

⚠️ Riscos aumentam com a falta de supervisão

Segundo o Corpo de Bombeiros, casos de queimadura em criança por brincadeira com fogo são mais comuns durante períodos de menor supervisão familiar, como fins de semana e férias escolares. O uso de materiais inflamáveis agrava ainda mais o risco.

Como prevenir acidentes com etanol em casa