A Carreta da Prevenção ao Câncer do Instituto do Hospital de Amor Júlia do Prado chega nesta segunda-feira, 30/09, em Uberlândia, para o atendimento à população durante todo o mês de outubro
A presença da carreta na cidade faz parte da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, e foi garantida pelo deputado Weliton Prado, que é o presidente fundador da 1ª Comissão Especial de Combate ao Câncer (CeCâncer) no Brasil.
O parlamentar garantiu 100% dos recursos para aquisição e custeio da carreta, que vai de cidade em cidade, realizando exames preventivos contra o câncer de mama e do colo do útero com tecnologia avançada.
Weliton Prado também assegurou a construção, os equipamentos e o custeio do 1º Instituto de Prevenção ao Câncer de Minas Gerais, Júlia do Prado, que tem a marca de qualidade do Hospital de Amor de Barretos, inaugurado em abril, na cidade de Patrocínio.
O 2º centro de prevenção ao câncer do Hospital de Amor, assegurado também com emendas do deputado Weliton Prado, foi inaugurado em agosto na cidade Unaí. E a 3ª unidade de prevenção, saúde do homem e da mulher, já está com recurso na conta e será construída na cidade de Uberlândia.
A Carreta da Prevenção ao Câncer realiza gratuitamente exames preventivos contra a doença. “O câncer de mama é o tipo que mais mata as mulheres no Brasil, mais de 50 por dia. Pelo menos 1 a cada 6 mortes são de mulheres com menos de 50 anos. Mas com o diagnóstico precoce e o rastreamento é possível evitar as mortes, pois as chances de cura chegam a 90% quando a doença é descoberta no início. E é essa a finalidade da carreta e do centro de prevenção: curar o câncer, evitar diagnósticos do câncer avançado e a morte das pacientes”, destacou o deputado Weliton Prado, presidente da CeCâncer, que agradeceu o empenho da equipe do Hospital de Amor, da prefeitura de Uberlândia e da Secretaria Municipal de Saúde.
“Após 60 anos, o Hospital de Amor de Barretos chegou a Minas Gerais totalmente financiado pelo coração do deputado Weliton Prado, que destina 100% das emendas para o enfrentamento ao câncer. Assim, vamos diminuir a demanda dos casos avançados de câncer que vão para os hospitais de Minas e de Barretos. Ninguém imagina o que significa esse investimento e a atuação da carreta na prevenção para salvar vidas”, afirmou Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor de Barretos.
A carreta vai iniciar os atendimentos nesta terça-feira, 01/10, na Praça Tubal Vilela, e depois vai estacionar na UAI Morumbi e no Distrito de Tapuirama.