Jovens gravam vídeos usando remédio para acne que traz efeitos colaterais sérios
Uma brincadeira que viralizou em uma rede social ameaça a saúde de crianças e adolescentes. Os jovens são desafiados a usar um remédio para acne — que pode causar graves efeitos colaterais — sob a falsa informação de que teria a capacidade de afinar o nariz.
Vídeos que mostram o suposto resultado do uso do remédio receberam quase 30 milhões de visualizações. Ele é feito à base de isotretinoína, substância que diminui o tamanho das glândulas produtoras de sebo. Segundo o médico dermatologista e coordenador médico da mídia eletrônica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Moyses Lemos, “não tem nada que comprove que um adolescente vai usar o medicamento e vai ter um afinamento do nariz, porque não existe um embasamento científico disto”.
O problema maior está no uso do remédio sem recomendação. A isotretinoína é contraindicada para mulheres que pretendem engravidar, porque pode causar mal formação do feto, e para pessoas que têm índices elevados de triglicerídios, uma gordura presente no organismo. O medicamento pode causar outros efeitos colaterais sérios e, por isso, só pode ser vendido com retenção de receita.
O servidor público Bruno Souza usou a isotretinoína para tratamento de acne com prescrição médica. A melhora veio, mas acompanhada de ressecamento e feridas na pele e até hepatite, que o obrigou a interromper a terapia. “Olhos amarelados, as fezes esbranquiçadas, você toma água, você come alguma coisa, você não consegue sustentar, você vomita”, relata.
Por isso, o alerta de Moyses: ) “Pode ter um efeito de aumento de colesterol, ou de triglicérides e ser hepatotóxico”. Ainda de acordo com ele, “são as alterações que se pode ter em relação ao nosso fígado e isso pode levar a uma hepatite medicamentosa, por isso o uso da isotretinoína oral ela deve ser feita com acompanhamento dos exames do fígado”.
Veja reportagem do SBT Brasil: