Febraban explica que modalidade foi extinta pelo desinteresse dos brasileiros, que hoje preferem o Pix

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a data máxima de agendamento do Documento de Ordem de Crédito, o DOC, vai até está quinta-feira, 29 de fevereiro, quando os bancos terminam de processar os pagamentos, encerrando o sistema definitivamente.

Além do DOC, foram desativadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

Segundo Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, a extinção das duas modalidades de meio de pagamento ocorre devido ao desinteresse dos brasileiros em usar esses formatos.

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e o uso vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explica o diretor.

Transações via DOC caíram nos últimos anos

Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano.

SBT News