Ministro promete investigar casos de abuso de poder político

Ministro dos Direitos Humanos promete investigar casos de fake news e abuso de poder político em eleições para o Conselho Tutelar

O Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, prometeu investigar casos de notícias falsas e abuso de poder política nas eleições para os novos conselheiros tutelares que acontecem neste domingo em todo o país. Segundo o ministro, é bom que os mais de 30 mil conselheiros tutelares que vão ser escolhidos nessas eleições representem a diversidade, mas crimes eleitorais não vão ser permitidos.

A declaração do ministro foi dada depois dele ter votado em uma escola na Zona Norte de São Paulo nos candidatos que concorrem a representantes do Conselho Tutelar da cidade.

Neste sábado, o Ministério Público Federal acionou o CONANDA, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, para que informar o que tem sido feito para garantir a lisura do processo eleitoral. O que motivou a ação foi a denúncia do Movimento Nacional de Direitos Humanos de que existe risco de interferência de abuso de poder religioso no pleito. Segundo a denúncia, lideranças religiosas estariam usando os espaços de culto para defender o voto em determinados candidatos e divulgado mentiras sobre outros.

Neste domingo eleitores de todos os municípios brasileiros estão indo às urnas para escolher os representantes nos mais de 6 mil conselhos tutelares do país. Ao todo vão ser escolhidos 30 mil e 500 conselheiros e conselheiras.

Edição: Sheily Noleto / Web Patrícia Serrão

SBT News