Iniciativa busca facilitar os canais de comercialização dos pequenos produtores e oferecer à população produtos variados e de boa qualidade

Em 2024, a Unidade Regional da Emater-MG de Belo Horizonte (Uregi BH) promoveu cerca de 30 feiras da agricultura familiar na capital mineira e municípios vizinhos. A iniciativa busca ampliar os canais de comercialização dos pequenos produtores rurais e oferecer à população local produtos variados e de boa qualidade. Neste ano, o projeto deve ser ampliado com a realização de novos eventos na cidade.

A maior parte das feiras realizadas pela Uregi BH, em 2024, foi viabilizada por uma parceria da empresa de extensão rural com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Associação dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais ( Atamg). O projeto prevê a realização de 50 feiras na capital mineira e em municípios vizinhos, com recursos provenientes do Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, pagos como indenização social pelo rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019.
“No segundo semestre, após a liberação dos recursos e aquisição dos kits feira e outros equipamentos necessários, realizamos 15 feiras dentro do projeto. Algumas aconteceram na Fundação Ezequiel Dias (Funed) e no Minascasa. Em dezembro, promovemos uma grande feira na Praça da Liberdade, que atraiu um grande público. Também participamos de eventos como o Seminário de Turismo, o Seminário Ambiental e a Feira dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Assim, tanto moradores quanto turistas puderam conhecer e aproveitar nossos eventos”, comenta a gerente regional da Emater-MG, Cinthya Madureira.

Boas vendas

Entre as feiras realizadas em 2024, destaca-se a Feira da Agricultura Familiar promovida, mensalmente, na área externa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento é fruto de uma parceria da Emater e Assembleia Legislativa e ocorre nas primeiras quintas-feiras de cada mês. O público que circula pelo local é de mais de 3 mil pessoas por dia e na feira é possível encontrar barracas de queijos artesanais, cafés especiais, mel, doces, embutidos, conservas, artesanato e outras delícias.

“Participo de quase todas as feiras promovidas pela Emater, que nos ajuda tanto na parte técnica como na comercialização. Geralmente as vendas são muito boas. Cerca de 60% do meu faturamento vem dessas feiras”, afirma Marcelo Guimarães, produtor de especiais de Casa Branca (distrito de Brumadinho).

A feira da ALMG costuma ter a participação de 25 produtores de vários municípios mineiros como Alvorada de Minas, Belo Horizonte, Brumadinho, Betim, Esmeraldas, Felixlândia, Formiga, Itapecerica, Itaverava, Leme do Prado, Moeda, Nova Lima, Nova União, Ouro Preto, Piedade dos Gerais, Ribeirão das Neves, Sabará, Santana do Paraíso, São Gonçalo do Rio Abaixo e Sarzedo.

Como participar

Em 2025, as feiras continuarão recebendo atenção especial da Uregi BH. “Esses eventos são um espaço fundamental para que produtores e empreendedores possam comercializar diretamente sua produção, trocar experiências e estabelecer novos negócios”, comenta Cinthya. Dentro dessa proposta serão realizadas mais edições do projeto com o Ministério Público do Trabalho e a Atamg e estão sendo avaliadas outras propostas de feira.

A Unidade Regional tem vários produtores cadastrados para participar das feiras e está sempre ampliando a lista de feirantes. “O credenciamento está sempre aberto. Os produtores interessados podem procurar os escritórios locais da Emater-MG para se cadastrarem e receberem a assistência técnica dos extensionistas, que vai desde a produção até a agregação de valor por meio da agroindustrialização”, explica a gerente regional.

Para participar das feiras da agricultura familiar, os interessados precisam ser assistidos pela Emater-MG e cumprir todas as exigências legais. Mais informações sobre as feiras livres e o cadastro de produtores podem ser obtidas entrando em contato com a equipe da Unidade Regional da Emater-MG de Belo Horizonte pelo e-mail uregi.belo.horizonte@emater.mg.gov.br.

Agência Minas