Repasse foi anunciado durante congresso promovido pela Associação Mineira dos Municípios 

O Governo de Minas fará o repasse anual de quase R$ 1 milhão para serem aplicados na capacitação dos secretários municipais de saúde do estado. O governador em exercício, Professor Mateus, assinou um decreto que determina a destinação desses recursos, nesta terça-feira (12/11), durante a abertura do sétimo Congresso Mineiro de Novos Gestores, da Associação Mineira dos Municípios (AMM).

“O decreto destina quase R$ 1 milhão ao Cosems/MG para capacitação dos secretários de saúde ao longo do próximo ano e este repasse deve passar a ser anual, de forma que nós tenhamos condições de fazer com que aquela área que mais drena recursos dos municípios hoje seja gerida da melhor forma”, explicou Professor Mateus.

A medida, que será publicada nesta quarta-feira (13/11), dispõe sobre a transferência de recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES) para o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), e altera o Decreto 48.600/2023, que dispõe sobre as normas de transferência, controle e avaliação de recursos financeiros repassados pelo FES.

Professor Mateus participou do Congresso Mineiro de Novos Gestores, que nos dias 12 e 13/11 reúne centenas de prefeitos e prefeitas eleitos nos 853 municípios mineiros no Expominas, em Belo Horizonte.

“Minas nunca foi administrada com uma leva de prefeitos tão bons quanto esta com que convivemos nos últimos anos e tão bons quanto esta leva que foi eleita neste ano”, assim o governador saudou os 397 prefeitos reeleitos e os 456 novos gestores municipais, eleitos em outubro.

Diálogo com os municípios

O evento discute o futuro dos municípios, promovendo o compartilhamento de conhecimentos, experiências e inovações que possam contribuir para uma gestão eficiente e sustentável durante o próximo mandato dos prefeitos, de 2025 a 2028. Os participantes contarão com palestras e painéis com especialistas e políticos mineiros e de outros estados, em uma oportunidade de aprender e se preparar para os desafios da administração municipal.

“Esta é uma chance dos novos gestores se prepararem para os desafios que vão enfrentar a partir de janeiro, mas, mais do que isso, é a oportunidade de conhecerem a AMM e como ela pode auxiliar em suas gestões. É, também, uma oportunidade de conhecer os outros prefeitos e trocar experiências”, destaca o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius.

Uma feira de produtos e serviços também será um importante espaço de encontro, onde instituições, empresas e prestadores de serviços, que trabalham diretamente com as prefeituras mineiras, poderão apresentar soluções específicas para a administração pública municipal. Este espaço é reconhecido como um importante ponto de networking e prospecção de negócios, promovendo a comunicação e o intercâmbio de experiências entre os setores públicos e a iniciativa privada.

O sétimo Congresso Mineiro de Novos Gestores está sendo realizado pela AMM, com apoio do Sebrae, da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

“A Codemge é uma parceira de longa data da AMM, e continuará sendo, e também dos prefeitos e prefeitas, e estamos juntos para auxiliar em processos como a gestão da infraestrutura dos municípios”, destacou o presidente da companhia, Sérgio Lopes.

Agência Minas