Entre os conectados, a maioria acessa todos ou quase todos os dias
O custo de computadores e celulares, e a falta de confiança no sistema, são apontados como as causas por trás do número que demonstra que 20% da população brasileira não acessa a internet.
Segundo um levantamento do Comitê Gestor (CGI.BR), 36 milhões de brasileiros não acessavam a internet em 2022. São pessoas que vivem em áreas urbanas, têm apenas o ensino fundamental completo, são pretas ou pardas, pertencem às classes D e E e têm 60 anos ou mais.
35% dos entrevistados que nunca acessaram a internet citaram o desinteresse no sistema. Já a fibra ótica segue sendo o principal meio de conexão do Brasil. Mas, na região norte, o sinal ainda é instável e, muitas vezes, lento. Por esse motivo, 27% dos habitantes utiliza dentro de casa somente a rede móvel, 3G ou 4G.
Ao todo, 92% milhões de brasileiros têm acesso à internet apenas pelo telefone celular. Entre os conectados, a maioria acessa todos ou quase todos os dias — o que acontece mais nas classes A e B, o que indica uma desigualdade digital segundo o estudo.