Levantamento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) aponta que 23% das profissões podem ser substituídas

De acordo com estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês) que buscou abordar os temores sobre a substituição de humanos pela Inteligência Artificial (IA), apenas 23% das profissões são economicamente viáveis de serem desempenhadas por máquinas.

O levantamento feito nos Estados Unidos utilizou pesquisas online para coletar dados sobre cerca de 1.000 tarefas assistidas por computação visual em 800 ocupações. Apenas 3% dessas tarefas podem ser automatizadas de maneira economicamente viável hoje, mas esse número poderia chegar a 40% até 2030 se os custos de dados caírem e a precisão melhorar.

O estudo também avalia que haverá mais automação no varejo e na saúde, e menos em áreas como construção, mineração ou imóveis.

Por enquanto, a economia de tempo e salários resultante da implementação de câmeras e um sistema de Inteligência Artificial ainda está longe do custo dessa atualização tecnológica.

Já um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) avalia que cerca de 40% dos empregos de todo o mundo estão ameaçados pela tecnologia. A publicação afirma que as economias avançadas e alguns mercados emergentes terão 60% de seus empregos afetados, enquanto para mercados emergentes o impacto será de 40% e para países de baixa renda 26%.

SBT News