Os brasileiros estão dormindo mal. Seis em cada 10 pessoas têm má qualidade de sono. O distúrbio pode causar irritação, perda de memória, obesidade, diabetes, hipertensão e até demência.
O distúrbio pode causar irritação, perda de memória, obesidade, diabete, hipertensão e até demência. As mulheres respondem a um terço dos casos. A pesquisa ainda mostrou um dado inédito: um aumento nos números de homens jovens que dormem mal, conforme explica uma das autoras.
“Todos os estudos mostram, o que deve ser um reflexo da pandemia, o fator da insegurança financeira e econômica. Isso tende a afetar mais o individuo do sexo masculino do que o individuo do sexo feminino, principalmente os jovens, que são a população de mão de obra ativa”, afirma Dalva Poyares, neurologista especialista em sono.
As preocupações tiram mesmo o sono de qualquer um, mas segundo os especialistas outro fator importante é o volume de informação que recebemos antes de deitar. Assistir TV e filmes, acessar as redes sociais nessa hora, mantém o cérebro ativo e fica difícil de desligar e relaxar.