Rajadas de ventos podem chegar a 70 km/h; cenário começará a melhorar a partir de domingo (10)
A formação de um ciclone extratropical no Oceano Atlântico trará impactos climáticos aos estados do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil a partir desta sexta-feira (8). Segundo a MetSul, a chegada do ciclone associada a um frente fria provocará instabilidade nas regiões, resultando em fortes chuvas e rajadas de ventos de até 70 km/h.
Para hoje, os estados com maior risco de temporais isolados são o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, parte de Minas Gerais, sobretudo o triângulo mineiro, e o Rio de Janeiro. O cenário pode agravar a situação em alguns estados, como São Paulo, que registrou inúmeros pontos de inundação e alagamento nos últimos dias.
No sábado (9), o ciclone está mais distante do Brasil, diminuindo o potencial de chuva nas regiões. São esperadas pancadas de chuva no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, apesar de ainda chover em algumas cidades, a instabilidade diminuirá consideravelmente.
Já no domingo (10), o ciclone extratropical estará longe do Brasil sobre o Atlântico. A frente fria associada também estará mais distante, deslocando-se para o Norte. A previsão é que o fenômeno chegue em áreas do Norte do estado de Minas Gerais e do Sul da Bahia, o que deve reforçar a instabilidade nas áreas.
SBT News