Primeira chamada está programada para o dia 4 de julho; confira requisitos

O Ministério da Educação (MEC) libera, nesta 3ª feira (27.jun), as inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2023. Os interessados em participar do processo seletivo terão até o dia 30 de junho para realizar o cadastro, que deve ser feito por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para participar do processo seletivo, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 ou 2022, obtendo nota mínima de 450 pontos e não zerando na redação. Também é necessário se encaixar em algumas das seguintes categorias:

Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Na hora da inscrição, o candidato terá até duas opções de instituição de ensino, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. Quando o prazo for encerrado, o sistema irá classificar os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem. A primeira chamada será realizada no dia 4 de julho e a segunda no dia 24 do mesmo mês.

O Prouni é responsável por ofertar bolsas de estudos em cursos de graduação em universidades privadas. Para bolsas integrais (100%), o candidato precisa ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.980), enquanto a bolsa parcial (50%) requer renda familiar mensal per capita de três salários mínimos (R$ 3.960).

Confira o cronograma completo para o Prouni do segundo semestre: