Falta de peças e insumos da indústria automotiva e a alta do dólar são fatores que explicam aumento

O IPVA vai ficar mais caro em 2022. A falta de peças e insumos da indústria automotiva e a alta do dólar são fatores que explicam o aumento.

O valor do imposto pode variar entre os estados. Em seis — entre eles Santa Catarina e Espírito Santo –, os índices são de 2% sobre o preço do veículo. Já nos estados com a maior alíquota do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os motoristas chegam a pagar 4%. O cálculo do IPVA tem como base o valor venal do veículo na tabela FIPE.

Dessa forma, o valor do imposto sobe junto do preço dos veículos. Segundo o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Antonio Jorge Martins, a pandemia causou um problema de logística em várias partes do mundo, causando um aumento nos custos dos automóveis.

Os altos preços dos carros fizeram muitas pessoas desistirem de comprar um veículo 0 km e optarem por automóveis seminovos. Porém, em função da procura, o preço dos carros usados subiu cerca de 19% nos últimos 12 meses. Já os novos, aumentaram quase 32% no mesmo período.

Veja reportagem do SBT Brasil:

SBT NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *