Programação para pagar o imposto do veículo inicia no dia 11/2 e vai até 24/2 e data depende do final da placa; confira tabela

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) publicou nesta quinta-feira (9) o calendário de vencimento do IPVA 2024. Segundo a pasta, o pagamento deve ser feito de acordo com o final de placa dos veículos.

Datas de pagamento

A programação para efetuar o pagamento desse mês inicia no dia 11/02 e segue até 24/02.

O recolhimento do imposto para as placas finais 1, 2 e 3 pode ser feito até 15 de fevereiro, por causa do feriado prolongado de carnaval.

Cada final de placa tem uma data de vencimento.

Quitação

Neste mês de fevereiro, os proprietários poderão quitar o imposto de forma integral, sem o desconto, ou quem optou pelo parcelamento deve recolher a segunda parcela.

Formas de pagamento

Nesse ano, os pagamentos poderão ser feitos via Pix, por meio da leitura de QR code. O foco é tornar o processo mais rápido e facilitar para aqueles que preferem usar bancos digitais.

Ao escolher realizar o pagamento dessa forma, é necessário acessar a página do IPVA no portal Sefaz-SP.

Após entrar no site, o usuário deve colocar os dados do veículo e, assim, será gerado um QR code – que deve ser lido pelo aplicativo do banco, no celular.

Ao ler o QR code aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.​

IMPORTANTE: Para quem não quiser pagar via Pix, continuam valendo as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária, que são: pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora (taxa aplicada sobre o atraso no pagamento de uma conta) com base na taxa Selic.

Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

SBT News